Led e Dicróica Halógena – Qual a diferença?

Um dos grandes dilemas de iluminação atualmente é utilizar lâmpadas LED ou Dicróica. Pessoalmente, eu prefiro Dicróica, por conta do efeito que ela proporciona na iluminação. A lâmpada LED, apesar de durar mais e gastar menos energia,  em alguns momentos deixa a desejar quando se trata de efeitos de iluminação. Ao meu ver, seria o mesmo que utilizar uma lâmpada fluorescente amarela no lugar de uma lâmpada incandescente, que por sua vez gasta mais, esquenta mais mas tem seu lugar insubstituível quando o uso é um abajur, por exemplo.
Para não deixar este post na opinião pessoal, fiz uma pesquisa sobre lâmpadas LED e Dicróicas, e vou postar aqui pra vocês.
Qual a diferença entre lâmpada LED e Dicróica? Qual a melhor? Depende da sua necessidade (e de gosto!)
O LED é cada vez mais uma realidade nas residências, mas em que circunstâncias é mais vantajoso usá-lo no lugar de halógenas dicroicas? Para responder a esta questão, o especialista em iluminação da Lâmpadas Golden comparou um modelo de halógena dicroica com um modelo de LED, já que ambas podem ser utilizadas para iluminação de destaque, complementar e em embutidos, tanto em ambientes residenciais como comerciais, restaurantes e hotéis, entre outros. Para fazer essa comparação, os dois tipos de lâmpadas foram aplicados nos mesmos locais e com as mesmas finalidades. Veja o resultado da comparação:
Quando o quesito é economia, o LED vence com grande vantagem sobre a dicroica, podendo reduzir o consumo de energia em até 88%.
Mas quando o assunto é reprodução de cor, por enquanto a dicroica apresenta vantagem, visto que sua tecnologia permite a fidelização das cores dos objetos.
Outro detalhe é o calor emitido pela lâmpada. As dicroicas emitem 60% do calor para trás e 40% vão para o ambiente. Já o LED joga 100% do seu calor para trás e o aquecimento gerado no ambiente é bem menor que o da dicroica, por ter uma potência bem menor e um dissipador de calor.
Veja os detalhes da comparação no quadro abaixo. Se não está familiarizado com os termos técnicos, temos abaixo um glossário para consulta.
release_46
A fonte das informações é do Fabricante de Lâmpadas Golden: Website Lâmpadas Golden

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou? Comente!