Risoto de Shitake

Se existe um prato simples de se fazer e que dá um ar requintado a qualquer refeição, esse prato é o risoto. Abaixo colocarei uma receita bem saborosa.

risoto-de-shitake-com-file-mignon

Ingredientes

100g de cogumelo shitake.

1 cebola picada.

Quanto baste de sal.

4 xícaras de água.

1 xícara de arroz arbóreo.

2 dentes de alho.

50g de parmesão.

1 xícara de vinho branco seco.

Modo de preparo

Antes de qualquer coisa, é necessário hidratar o cogumelo. Para isso você irá despejar o shitake e o alho dentro das 4 xícaras de água. Deixe por 15 minutos e retire. Reserve a água, pois iremos usá-la de caldo para o risoto.

Numa frigideira com azeite, leve metade da cebola cortada e em seguida o cogumelo.
Grelhe pro aproximadamente 3 minutos. Reserve.

Numa panela, adicione o restante da cebola e refogue por alguns instantes. Em seguida adicione o arroz misture com a cebola. Quando o arroz começar a ficar amarelinho, retire a panela do fogo e adicione o vinho branco, volte panela ao fogo e continue mexendo até que álcool evapore.

Após esse processo, vá adicionando o caldo (água em que o shitake foi hidratado) ao risoto e continue mexendo. Você irá adicionar mais ou menos 3 xícaras de caldo. Quando o arroz estiver al-dente, está na hora de desligar o fogo. Adicione a manteiga e a envolva a receita, coloque o parmesão e faça o mesmo e tampe a panela.

Deixe que o risoto descanse por 3 minutos antes de servir, caso isso não seja feito, a receita ficará muito aguada.

Nota: sempre que você for adicionar qualquer bebida alcoólica à refeição, retire a panela do fogo e o faça. Casa isso não seja feita, acidentes podem acontecer.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou? Comente!