Organize suas finanças em 4 passos

Já falei aqui no blog como organizar as finanças, mas acho que sempre é válido discorrer mais sobre o assunto. Não é tão simples assim ficar 100% com as finanças organizadas, sem dívidas e poupar, e sabemos bem que as necessidades surgem (ou as vontades) e precisamos tomar decisões diariamente. É como estar sempre de dieta, às vezes damos aquelas escapadinhas...
Mas, como se manter disciplinado?

O uso de cartão de crédito, se não controlado,
pode te levar pro fundo do poço
(Imagem: Canal Geração de Valor no Facebook)


1. Priorize

Veja, a necessidade surgirá. Várias necessidades surgirão. Reflita: Você precisa mesmo de todas as coisas ao mesmo tempo? Defina prioridades. O que é mais importante e imprescindível neste momento? 
Uma outra dica válida é: Espere 48 horas antes de tomar qualquer decisão. Este tempo afugentará quaisquer impulsos.

2. Corte gastos

Dentre os seus gastos, verifique quais podem sofrer cortes. Despesas comuns são: Taxas bancárias, seguros de cartão de crédito, anuidades, tarifas de TV a cabo (sempre há promoções, aproveite-as) e Telefone Celular (Alguns planos pré-pagos costumam oferecer mais vantagens que pós-pagos), juros e multas. 
Além disso, alguns bancos oferecem taxas de empréstimos mais baratas que cheque especial, etc.

Um corte de gastos eficiente é verificar que tipo de combustível
compensa mais ao abastecer o carro (Imagem: Folha)

3. Verifique novamente

Sempre que possível, realize a verificação do item 2.  É comum nos vermos pagando pequenas taxas, mas que quando somadas, acabam comprometendo uma grande parcela do orçamento. Verifique: Existe algo que possa ser feito que economizará dinheiro?  
Por exemplo, o custo de um carro supera R$ 1000,00 ao mês. Seria necessário ter um carro reserva para dias de rodízio? Ou, por exemplo, não vale mais a pena usar carona ou táxi?

Este estudo demonstra quanto custa seu carro, e se compensa manter um.
(Imagem: Folha)

4. Medidas drásticas

Quando não há nenhuma organização, é necessário tomar medidas drásticas, como por exemplo, utilizar apenas dinheiro, cancelar todos os cartões de crédito/reduzir limites e forçar um controle.

E você, o que faz para controlar suas finanças?

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou? Comente!