Decorando sua casa: 9 dicas!

Você conseguiu comprar, finalmente, seu apartamento. Você vai casar e quer montar sua casa. Sempre quis ter seu cantinho, e agora esse momento chegou, você vai decorar do jeito que sempre quis, era seu sonho. É, eu passei por isso. Hoje vou mostrar pra vocês 9 dicas de como proceder ao decorar sua casa, e os erros que cometi.

1. Cuidado com a circulação
Não é porque você gostou daquele sofá da novela, que ele vai ficar bem na sua casa. Por um único motivo: Ele pode ser grande demais, ou pequeno demais para a sua sala. Isso vale para os demais móveis, mesas, cadeiras, racks, etc. Não use o olhômetro como medida para comprar seus móveis. Os móveis na loja parecem bem menores do que realmente são, já que estão em um ambiente de pé direito alto e largo. Brinque, desenhe.

Meça seu ambiente e utilize uma fita crepe para demarcar o espaço que você quer que aquele determinado móvel ocupe. Caso não tenha nenhum móvel, pegue fita crepe e espalhe no ambiente, demarcando os locais onde você quer que os móveis estejam. Certifique-se de que é fácil passar entre os móveis sem passar “de ladinho”. Deve ser possível caminhar tranquilamente entre os móveis da sua casa. O mesmo vale para equipamentos de TV e Som. Eles devem “caber” perfeitamente em seu ambiente e paredes. Numa sala onde a distância entre uma parede e outra é de 2 metros, é recomendável uma TV de no máximo 32” polegadas.

A dica vale mesmo para as casas grandes, porém, acredito que com um ambiente grande fica mais fácil dispor os móveis para uma melhor circulação.

circulacao

2. Cores, cores, cores
Você adorou aquele quarto com a parede vermelho-ferrari. Achou simplesmente perfeito o banheiro com paredes pretas. Cuidado, pois sua casa é um lugar onde você vai ver sempre. As pessoas que vem de fora podem achar que sua casa é linda, mas você vai enjoar. Uma casa é viva como seus donos, uma decoração nunca estará completa. Certifique-se que está escolhendo sua cor preferida, mas que a qualquer momento você pode trocar ou mudar de acordo com o ambiente.

cores

3. Descubra do que gosta
Leia revistas, visite lojas, preste atenção em detalhes. Veja como os objetos compõem o ambiente. Preste atenção na dica 2.

cores2

4. Cuidado com lojas Etna, Tok & Stok, etc.
Estas lojas possuem os ambientes prontos e decorados por profissionais. Porém, o valor das peças nestas lojas é absurdo, tanto móveis quanto objetos de decoração. Veja o que gosta nestas lojas e procure similares em lugares como a 25 de março, que possuem verdadeiros redutos de objetos de decoração super em conta. Além do mais, os móveis da Tok&Stok / Etna não possuem boa durabilidade, por serem confeccionados em MDP. (embora existam sites confirmando o contrário, comprei um criado-mudo da Tok&Stok e ele quase esfarelou sozinho).

MDP

5. Lojas de móveis planejados
As lojas de móveis planejados limitam sua criatividade e vendem um produto inferior, não importa o material utilizado. Geralmente estas lojas trabalham com módulos e não permitem que você aproveite melhor um espaço que você tem, personalizando seu ambiente. Eles desenham projetos e não permitem que você altere. Melhor alternativa para confeccionar seus móveis é buscar um marceneiro de qualidade. Alguns móveis da minha casa foram feitos pelo Almeida, da Marcenaria Venguê. O Almeida foi até minha casa, desenhou o móvel que eu queria, explicou e entregou um resultado de qualidade.

Os demais móveis da minha casa foram feitos em loja de móveis planejados. Me arrependi pois a loja além de engessar meu projeto, não respeitou os prazos de entrega e me deixou na mão.

planejados

6. Visite feiras populares e de artesanato
Você vai achar coisas lindas lá, e super baratinhas!!!

decoracao

7. Organize
Você adorou aquele banheiro que possui as toalhas expostas. Amou aquele rack da sala com objetos de decoração. E aquele quarto, com uma luminária linda em cima de um banquinho? Sim, eu também acho essas coisas bem legais, em demonstrações. Na vida real é diferente. Você precisa de lugares para guardar sapatos, maquiagens, contas a pagar, papel higiênico. Precisa de um lugar pra colocar as chaves, as contas pagas, o seu celular, talheres, remédios, comida e produtos de limpeza. Precisa de lugar para expor suas fotos de família e um lugar pra guardar seu controle-remoto. Precisa esconder todos aqueles fios que envolvem seu home theater. E as toalhas? Elas mofarão caso fiquem expostas no banheiro. Afinal, banheiro de casa tem umidade, né? Cozinhas americanas são lindas, mas conforme-se que não poderá fazer nenhuma fritura, a não ser que você queira sua TV LCD cheia de gordura. (Se você nunca fritou hambúrguer, não sabe o que é isso). E por fim, pense em tudo o que você precisa ter em casa e onde guardar. Coisas expostas só se parecem com mais bagunça. E bagunça não é bonito!


8. Todo excesso não é bom
Excesso de móveis, excesso de cor, excesso de adesivos de parede. Cuidado com os excessos.

9. Faça o seu
Agora que você já leu todas as 8 dicas, aí vai a última: Cuidado para não deixar sua casa com cara de show-room. Imprima sua personalidade nas paredes e nos móveis da sua casa. Brinque com cores, troque almofadas, lençóis e colchas. Use vasos com flores, velas, quadros, se você gostar. Não coloque um espelho na sala de jantar simplesmente porque todo mundo põe. Coloque porque você gosta e melhor te atende. Eu, por exemplo, acho que lugar de espelho é na penteadeira e no banheiro.

Beijoka!

Share this:

JOIN CONVERSATION

3 comentários:

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Priscila Ribeiro, Priscila Ribeiro. Priscila Ribeiro said: Decorando sua casa: 9 dicas!: http://wp.me/pZk3T-sc [...]

    ResponderExcluir
  2. Ahhh adorei as dicas! Acho que a casa tem que ter a cara do dono também e não de show room! :D Anotei a sua dica do marceneiro, meu banheiro não tem nem um ano e está desmanchando :(

    ResponderExcluir

O que você achou? Comente!